Melhores livros de 2013



Retrospectivas são praticamente uma tradição quando o fim do ano chega e, nesse ano, não vai ser diferente aqui no WTJ. Esse ano, apesar de muitas dificuldades, provações e momentos difíceis se mostrou um ano de aprendizado. No meu mundo literário, eu percebi que apesar de ainda haver alguns livros mais bobinhos (não os desmerecendo), a minha leitura cresceu bastante em sentido de vocabulário e clássicos. Muitos que irão aparecer nessa lista eu provavelmente já resenhei ou comentei aqui no blog então não é novidade para ninguém.

  • O diário de Anne Frank 

Anne Frank foi uma judia que viveu na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, período em que ocorreu o Holocausto. Com o início da perseguição aos judeus na Holanda, Anne, sua família e mais quatro pessoas decidem se esconder dos alemães. Durante dois anos, as oito pessoas viveram num anexo secreto, tendo que conviver diariamente com a tensão de serem descobertos. Enquanto estava escondida, Annie Frank escreveu um diário relatando sobre a convivência das pessoas que estavam escondidas com ela, as novidades sobre a guerra, além de seus pensamentos e fortes opiniões. Annie, quando começou a escrever no diário em 12 de junho de 1942, não passava de uma garota esperta, mas com o passar do tempo, pode-se perceber por suas cartas o amadurecimento, a esperança de voltar a ter uma vida normal e a fé na religião. Apesar de saber que sua família inteira - com exceção de seu pai, Otto Frank - falecera nos campos de concentração, ao acabar o livro e ler o prefácio eu me senti desolada, desejando poder mudar o final que Anne teve, querendo que ela aguentasse mais um tempinho pois a guerra estava para acabar. Isso foi o que mais me emocionou no livro e por isso eu o considero um dos melhores de 2013.  

  •  Divergente 

Divergente foi a grande descoberta para todos os antenados em literatura infanto-juvenil. O filme será lançado no primeiro semestre de 2014 e muitos já estão bastante ansiosos para ver a estória nas telonas. No livro, a sociedade é dividida em cinco facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Erudição e Amizade. Todos os jovens ao completar 16 anos devem passar por um teste de aptidão e escolher para qual facção desejam ir. Nisso conhecemos a nossa protagonista Beatrice Prior, que faz o teste de aptidão e seu resultado dá inconclusivo, o que significa que ela é uma Divergente. Entretanto ser uma Divergente pode ser algo perigoso... Se interessou pela estória? Confira a resenha completa de Divergente.

  • Anjos e demônios 

Anjos e demônios conta a primeira aventura do famoso professor de simbologia de Harvard Robert Langdon, escrito pelo renomado escritor Dan Brown. Na estória, Robert é chamado para desvendar um símbolo em um assassinato e descobre que algo muito valioso e mortal fora roubado de um dos maiores centro de pesquisa do mundo e que esse objeto irá explodir em menos de 24 horas na cidade do Vaticano durante a escolha do novo Papa. Esse livro veio para a  lista dos melhores do ano, pois, definitivamente, um livro nunca tinha me feito ficar tão aflita para chegar ao final e descobrir quem estava por trás de tudo e devo acrescentar que foi uma enorme surpresa do começo ao fim. Quer saber mais? Leia a resenha completa de Anjos e Demônios.

  • Puros 

Puros é um livro que eu não esperava nada e me deixou boquiaberta. Lendo a sinopse é difícil de imaginar uma estória legal com um final feliz. Quando uma explosão assola o mundo, aqueles que sobreviveram tiveram severas consequências, pois além da perda de membros da família e a grande miséria e dor, tiveram de se acostumar com as anomalias que as explosões trouxeram. Aqueles que foram expostos as bombas tiveram seus corpos acoplados aos objetos mais próximos no momento da explosão, desde outras pessoas até uma boneca, como a protagonista Pressia. Entretanto, há aquelas pessoas que saíram ilesas pois conseguiram entrar no Domo - grande fortaleza que os manteve seguros durante as explosões e os mantém saudáveis e superiores. Essas pessoas que não sofreram anomalias são chamadas de Puros. Entre eles, conhecemos Partridge, o filho do líder do Domo que por suspeitar que sua mãe continuava viva, fugiu do Domo á sua procura. Se interessou pela estória? Leia a resenha completa de Puros.


  • A Tormenta de Espadas 

É difícil comentar qualquer coisa sobre A tormenta de Espadas ou qualquer livro de As crônicas de gelo e fogo sem pensar em morte, lutas e cabeças rolando. De todos os livros que eu li esse ano, esse foi de longe o mais bem escrito e pensado. Pra quem conhece a série, sabe que cada capítulo é narrado por um personagem diferente em um canto dos sete reinos diferente, mas as estórias se entrelaçam com perfeição. Por ser o livro mais extenso da série, é uma leitura demorada mas muito bem aproveitada. Com passagens super elaboradas, cenas perfeitas e morte, muita morte esse é um dos melhores livros do ano. 



Gostaram da lista? Tem algum livro que você não concorda ou acha que faltou algum livro? Me adicione no Skoob e fique por dentro das leituras.

Kamila Cavalcante

4 comentários:

  1. Oi Kamila!
    Vim aqui retribuir o comentário e adorei seu blog!
    Muito lindo, parabéns!
    Beijão
    www.beatrizgusmao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, seu blog também arrasa! Beijos

      Excluir
  2. Quero muito ler O diário de Anne Frank e Divergente! hahaha
    Adore o blog, segui <3

    Bjss
    Mudança Repentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, não vai se arrepender, beijos!

      Excluir

Eaí, qual a sua opinião?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros