A história em filmes



              A história sempre é retratada em filmes, seja de modo real ou indo pro lado mais ficcional. Heróis de guerra fazendo milagres, soldados lutando para sobreviver e voltar para suas amantes, Reis e Rainhas em suas cortes e tudo o mais o que sempre estudamos nas aulas de histórias e passamos horas tentando lembrar o que tinha aprendido. Seguindo a risca os acontecimentos históricos ou não, filmes históricos é a maneira mais fácil de se entender o que aconteceu naquele momento.  Separei cinco filmes históricos que eu gosto de assistir para compartilhar com vocês. 

1. Bastardos Inglórios

Ah, a Segunda Grande Guerra. Milhares de filme retratam esse momento em particular. Neste filme, a França está ocupada pelos nazistas. Milhares de judeus eram abrigados clandestinamente em porões ou assoalhos para não serem executados ou levados à campos de concentração. Shosanna Dreyfuss se escondia no assoalho da casa de um vizinho e foi a única a conseguir fugir do coronel Hans Landa, que executou toda a sua família. No lado Americano, o tenente Aldo Raine é encarregado de reunir um pelotão de soldados judeus (e alguns desertores alemães), com o objetivo de matar o maior número de soldados alemães que conseguirem. 

2. Os miseráveis

Revolução Francesa. Século XIX. Pelo menos 70% da população vai às ruas protestar por mais poder. A história se passa entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e o motim de Junho de 1832. O filme é uma adaptação do musical da Brodway, que foi inspirado na obra clássica de Victor Hugo. No filme, Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso. Quando ele fica livre, tenta recomeçar a sua vida ao mesmo tempo que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert. Em outro lugar da França, Fantine trabalha para mandar dinheiro para a sua filha Cosette, que vive com o casal Thénardier e a fazem de escrava doméstica. Quando um funcionário da fábrica onde ela trabalha descobre que ela tem uma filha ilegítima, a expulsam do emprego. Sem jeito de conseguir dinheiro para sustentar a filha, ela vende os cabelos e dentes e acaba se prostituindo e morrendo de tuberculose tempos depois. Jean Valjean presenciou a sua morte e promete cuidar de Cosette. 

3. The Tudors


Bem, esse não é um filme e sim uma série que, a propósito, já citei no blog antes. Sendo uma uma série histórica e uma das minhas favoritas, necessito citá-la aqui. A série se passa entre 1518 e os últimos dias do reinado de Henrique VIII, na Inglaterra. A série mostra as relações internacionais da Inglaterra com outros países, principalmente Espanha e França. Retrata também a Reforma Protestante que ocorria naquela época e a Contrarreforma, além do absolutismo que pregava que o Rei só devia satisfações a Deus. Mostra também a vida pessoal do Rei e suas diversas esposas e inúmeras amantes. 


4. Troia

Grécia Antiga. Depois de afastar Helena de seu marido Menelau, Páris (filho mais novo do Rei Príamo, de Tróia) provoca uma guerra. O filme é baseado no poema Ilíada, de Homero. A guerra entre Gregos e Troianos, deve ser a guerra mais famosa dos tempos antigos. Sem dúvida alguma, todos já devem ter ouvido falar de Helena de Troia, Aquiles, Heitor e Páris, grandes nomes dessa guerra. Além, é claro, do cavalo de Troia, que foi a grande perdição para os Troianos. 


5. Olga

Era Vargas. Olga Benário é uma militante comunista, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Lembrando que nessa época, a política de Vargas abominava o comunismo e fez com que a Revolução fracassasse. Olga então é presa com Prestes e, grávida de 7 meses, foi deportada para a Alemanha nazista, tendo a sua filha Anita Leocádia na prisão. Longe da filha, Olha é enviada para um campo de concentração onde é torturada e morta numa câmara de gás. 


Vocês já assistiram algum desses filmes? Espero que tenham gostado dos filmes. Beijos.

Kamila Cavalcante.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros