Escolhendo a sua profissão



Quando somos crianças as pessoas perguntam o que queremos ser quando crescer, obtendo geralmente respostas como bailarina, jogador de futebol, atriz ou astronauta fazendo com que todos riam e digam como somos fofos. Depois que crescemos as pessoas fazem essa pergunta novamente e obtêm respostas diferentes e evasivas como ''Não sei.'' ou ''Não pensei sobre isso.'' Chega um momento em que todas as responsabilidades e decisões saem dos seus pais e caem nos seus ombros. É você quem faz seu futuro, são as suas decisões e as suas consequências. Aí vem a grande dúvida... Qual profissão eu devo escolher?

Há pessoas que já nascem sabendo a sua profissão... Médico, advogado, veterinário, dentista, arquiteto e muitos outros. E há pessoas que não sabem o que querem e têm medo de fazer uma escolha errada.

Meu conselho para pessoas assim (eu sou uma delas) é focar na área de maior interesse e aptidão. Por exemplo, gosto de escrever e ler muito e não me dou bem nas áreas de exatas e biológicas... De cara já posso tirar muitos cursos e deixar muitos outros.

Uma forma que você pode usar como auxílio pra escolher são os testes vocacionais. Algumas escolas oferecem isso, mas tem muitos sites como o Mundo vestibular, o guia do estudante e o guia da carreira que oferecem esses testes de graça. Só cuidado pra não sair fazendo todos os testes que encontrar e cada um der um resultado diferente.

No final das contas, escolha uma profissão que você goste e não apenas pelo salário. Claro que no mundo extremamente capitalista e consumista que vivemos quanto você ganha importa sim, mas a sua felicidade é mais importante então saiba conciliar ambos.


Kamila Cavalcante


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros