O menino do pijama listrado

John Boyne - 192 páginas- Editora Cia. das LETRAS - 2007. Título original: The boy in the Striped Pajamas. 

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



O menino do pijama listrado é um livro bem simples que mostra pelos olhos de uma criança as atrocidades ocorridas na Segunda guerra mundial. 

Este não é o meu primeiro livro sobre o assunto, tive a oportunidade de ler A menina que roubava livros alguns anos atrás, mas comparar esses dois livros seria uma perda de tempo pois, enquanto um é um tanto sombrio o outro esbanja inocência e ingenuidade. 

A história deixa todas as crueldades contra os judeus em segundo plano e foca na vida de Bruno, um garoto de nove anos que teve que deixar sua casa grande e confortável em Berlim em decorrência do trabalho de seu pai que era muito importante porque o ''Fúria'' tinha grandes planos para ele. 

Ainda acho que não foi uma boa ideia nos mudarmos para cá, estou longe de todos os meus amigos. Dias atrás eu estava alegre, brincando em casa com os três melhores amigos da vida toda, escorregando pelos corrimãos, tentando ver toda a cidade de Berlim da ponta dos pés, e agora estava encalhado nesta casa tão desagradável. Aqui não é minha casa e nunca vai ser. 

Bruno se vê então num lugar desconhecido, morando numa casa feia e pequena se comparada a sua casa em Berlim, longe de seus melhores amigos e avós. Entediado com a hostilidade do local, Bruno despertou grande curiosidade pela vista da janela do seu quarto, que podia-se observar ao longe um lugar com cercas altas onde adultos e crianças andavam o todo tempo com um pijama listrado. 

Hostilizado com a falta do que fazer em sua nova casa, Bruno resolve explorar os arredores de sua casa indo parar na frente da cerca que despertou a sua curiosidade. Nisso, ele conhece Shmuel, um judeu de 9 anos que coincidentemente faz aniversário no mesmo dia que ele e assim eles se tornam amigos, cada um de seu lado da cerca. 

(...)mas prossegui em minha busca, pois havia visto uma mancha do outro lado da cerca, achei que era uma miragem mais não desisti, fui me aproximando e aquilo foi tomando forma, essa forma se transformou em um vulto, que se transformou em um menino. Continuei a andar e logo estava frente a frente com o menino.

O menino do pijama listrado é um livro triste e cativante que pode te arrancar lágrimas de tristeza e frustração. Mesmo sabendo com o livro terminaria, eu me peguei o tempo inteiro querendo que algo protegesse o Bruno e o Shmuel e que não terminasse de tal forma. É um livro sobre amizade que todos deveriam ler e refletir sobre. 



Em 2008 foi lançado uma adaptação do livro dirigida por Mark Herman e estrelada por Vera Farmiga, Asa Butterfield, Jack Scanlon e David Thewlis. 


Kamila Cavalcante

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros