Filme: Ensaio sobre a cegueira


Oi pessoal! Como hoje era prova de gramática e literatura ontem eu tive tempo pra terminar a quinta temporada de Dexter e assistir um filme que eu baixei aleatoriamente. E agora estou aqui pra contar pra vocês sobre esse filme que me deixou de queixo caído.

Ensaio sobre a cegueira (Blindness) é um filme dirigido por Fernando Meirelles baseado no livro de mesmo nome escrito pelo escritor José Saramago também conhecido por seu livro O evangelho segundo Jesus Cristo.

O filme começa quando um motorista japonês não consegue dirigir por ter ficado cego. Um homem o ajuda, levando-o até a sua casa e roubando o seu carro em seguida. Logo, o ladrão também ficará cego. No dia seguinte o homem e a mulher dele vão até o oftalmologista e o médico diz que está tudo bem com os olhos dele. Como um efeito dominó, todas as pessoas que tiveram contato com quem pegou a ''cegueira branca'' também ficam cegas. O governo, como forma de impedir que a cegueira se espalhe ainda mais, colocou os cegos em quarentena num tipo de instalação fortemente vigiada.

Por algum motivo, a única pessoa não afetada pela doença era a mulher do oftalmologista, porém ela finge estar cega para acompanhar o marido na quarentena.

Instalados no local designado pelo governo, os cegos tem que se adaptar pra viver lá e a cegueira. A mulher do oftalmologista sendo a única que consegue ver ajuda como pode mas sofre muito com a situação.

Depois de algum tempo, o mundo que eles conheciam fora das instalações está em ruínas. Muitos cegos, tentam tirar proveito dos outros, fazendo as pessoas virarem selvagens, podemos ver então a questão de que os mais fortes sobrevivem. No filme, vemos que mesmo com o problema, ainda há aqueles que tentam subtrair os outros, demonstrando o quão egoístas e maléficos os seres humanos podem ser.

Na minha opinião, a metáfora do filme é de que na nossa atualidade, nos preocupamos cada vez menos em enxergar os outros, querendo apenas enxergar o que nos convém. Gostei muito do filme e já adicionei o livro a minha lista de leituras, em breve faço uma resenha sobre ele. E vocês? Já assistiram ao filme? O que acharam dele?

Trailer do filme

Kamila Cavalcante 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros