Desventuras em série: Mau começo


Lemony Snicket, 152 páginas - Editora Cia. das Letras, 2001. Título Original: A series of unfortunate events - The Bad Beginning

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".



Mau Começo é o primeiro volume da série de treze livros intitulada ''Desventuras em série''. A história é narrada por Lemony Snicket e conta a história das três crianças Baudelaire: Violet Baudelaire - a irmã mais velha e inventora-, Klaus Baudelaire - o irmão do meio e um ávido leitor-, e Sunny Baudelaire - a irmã caçula que é apenas uma bebê mas uma grande mordedora-. 

''Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.''

A série de desventuras começam quando um incêndio destrói sua casa e matam os seus pais, tendo eles que ir morar com o detestável, pérfido e nada amável Conde Olaf.

''A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa pode mudar com o tempo. Eu gostaria de poder dizer para vocês que os Baudelaire estavam enganados nas primeiras impressões que tiveram sobre o conde Olaf e sua casa, como muitas vezes acontece. Mas aquelas impressões de que o conde Olaf era uma pessoa horrível e de que sua casa era um chiqueiro deprimente _ estavam absolutamente corretas.''

Depois do fatídico incêndio, são raros os momentos felizes na vida dos irmãos Baudelaire. O Conde Olaf faz as crianças passarem por maus bocados - expressão que aqui significa obrigou os irmãos Baudelaire a dormir numa só cama em um quarto nojento, fazer trabalhos domésticos e serem chamadas de orfãos Baudelaire, o que não é muito amável - além de criar planos malignos para pôr as mãos na fortuna Baudelaire... Como uma peça de teatro chamada ''O casamento maravilhoso''. 

O livro é caracterizado como infanto-juvenil mas é apropriado para todas as idades e a história apesar de ser caracterizada pelo autor ao longo da trama como desagradável e infeliz, é uma ótima e leve leitura que consegue te prender do Mau Começo ao O fim. 

''Lembre-se, o senhor é minha última esperança de que as histórias dos órfãos Baudelaire sejam finalmente contadas ao grande público.
Respeitosamente,
Lemony Snicket''



Kamila Cavalcante.

2 comentários:

  1. Gostei! Deu vontade de começar a ler ele~
    Ah, estou seguindo o blog :3

    ResponderExcluir
  2. Não vai se arrepender, apesar de serem 13 livros, eles são todos pequenos. E tem o filme dos 3 primeiros livros também,vale a pena ver... beijos!

    ResponderExcluir

Eaí, qual a sua opinião?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  

Oi! :)

Oi! :)
Essa história de que um blog precisa ter um assunto só e ter uma dona só é ultrapassada. O bom mesmo é se expressar, inovar, e fazer as pessoas se identificarem! Isso é o que pretendemos escrevendo este blog pra vocês. Gabrielle Almeida; 18, Ciencias Sociais. Kamila Cavalcante;18, Jornalismo. Ylla Biavatti, 18, Medicina Veterinária. Todas de Manaus - AM, postando diariamente assuntos totalmente desritmados! :)

Translate

Rádio Carapanã

Mais lidas!

Ocorreu um erro neste gadget
Desritmadas -

Vem também!

Parceiros